Instituições Selecionadas
A Casa Maria de Magdala
A ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DOS ENFERMOS DA CASA MARIA DE MAGDALA foi fundada em 22 de julho de 1991, com a ideia de prover uma ação integrada de educação e assistência social a portadores do vírus da AIDS, em quadro terminal ou abandonados por suas famílias.
Abrigo Monte Horebe
Em 1998, a então funcionária de um abrigo para idosos, Sra. Alice Oliveira Sabino, deparou-se com uma situação dolorosa: pacientes que ainda necessitavam de atendimento estavam sendo mandados de volta para casa, pois o abrigo havia atingido sua lotação máxima. Diante disso, Alice, em ato de extrema solidariedade, acolheu o excedente de pacientes em sua própria casa e assumiu seus cuidados mesmo sabendo que nenhum valor seria pago para ajudar essa ação.
A quantidade de pacientes aumentava, o espaço diminuía e os recursos também. Mas nada impediu essa sonhadora de seguir com seu projeto. Mudou-se para uma casa maior, começou a abrigar também moradores de rua. Mudou-se novamente para uma casa ainda maior, recebeu novos pacientes, alguns deles com condições de contribuírem mensalmente ainda que com valores simbólicos, conforme a realidade de cada um. Por fim, em 2008, mudou-se para o endereço atual, situado na Estrada dos Coqueiros, 627 – no bairro de Senador Camará, adquirido com a ajuda de outras pessoas de benevolência iluminada que aderiram à causa e viabilizaram um longo parcelamento.
Atualmente, o Abrigo Monte Horebe abriga quatorze pacientes com pouca ou nenhuma lucidez. Atende não só a idosos, mas necessitados de outras idades são igualmente bem-vindos, contanto que haja vagas. Devido à quantidade de pacientes, o abrigo conta com quatro colaboradores assalariados que auxiliam nas atividades rotineiras, como acompanhamento dos pacientes a clínicas, tratamentos, higiene pessoal, limpeza do ambiente e alimentação.
Mesmo com os valores simbólicos pagos por alguns pacientes, ainda sobram muitos gastos e despesas para o abrigo, que procura supri-las por meio de doações. Todavia, o atual contexto da pandemia do Covid-19 fez escassear as contribuições trazendo dificuldades para a casa poder cobrir as despesas com os pacientes, havendo risco de interrupção das atividades da instituição.
Como ajudar
Dona Alice e a equipe do Abrigo Monte Horebe necessitam de ajuda para o bom funcionamento da instituição, em especial de alimentos, medicamentos, itens de higiene e algum mobiliário específico, conforme abaixo:
- Alimentos – qualquer alimento ainda dentro da validade é muito bem-vindo, porém a grande necessidade atual é daqueles considerados básicos e não perecíveis.
- Medicamentos – toda doação de medicamento ainda dentro da validade também é muito bem-vinda, lembrando que a doação de medicamentos controlados não é permitida pelo Ministério da Saúde.
- Itens de Higiene – nesta categoria, absolutamente toda ajuda será muito bem recebida, desde fraldas geriátricas, penicos, gaze, algodão, papel higiênico, produtos de limpeza e o que mais for possível.
- Mobiliário específico – a instituição tem necessidade de roupas de cama, travesseiros, colchões e camas de solteiro, estas empregadas também para expandir o número de vagas para pacientes.
Além das formas listadas acima, você também pode contribuir com ajuda financeira. Basta entrar em contato com a instituição por meio do telefone (+55 21) 97030-1269 ou, como é preferido, fazendo uma visita para conhecer o belo trabalho por eles realizados, no endereço do abrigo, descrito a seguir:
Abrigo Monte Horebe
Contato: Alice Oliveira Sabino
Tel.: (+55 21) 97030-1269
Estrada dos Coqueiros, 627 – Senador Camará
CEP 21830-512 – Rio de Janeiro, RJ